"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." Romanos 12:10

Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ore! Eles têm tão pouco, e até o pouco lhes é tirado.

Hoje venho falar sobre um País famoso, mas pouco conhecido entre os crentes quanto a perseguissão da Igreja.
Primeiramente, a Nigéria é um dos países mais populosos da África. A taxa de mortalidade infantil é muito alta (a 13ª mais alta do mundo), mais de 40% dos nigerianos têm menos de 15 anos de idade. A expectativa de vida na Nigéria é de 47 anos.  
Apesar da Nigéria ser um país laico por lei e com liberdade religiosa, a perseguição feita pela cultura Islâmica "mulçumanos" aos cristãos, é grande e mui notória!
Com esforço, a Igreja tem crescido em diversas denominações: anglicana, batista e grupos pentecostais. 
Os pastores e os cristãos no norte do país, porém, sofrem grande pressão econômica e política. É na região norte da Nigéria que o bicho pega! Acompanhe as últimas notícias:


 29  mar 2011
Nigéria: Igrejas são alvo de bombas

A verdade é que cristãos do norte da Nigéria nunca antes viram este tipo de violência contra a igreja”, escreveu Isaac, membro da VdM da Nigéria. “Nós temos um relatório de mais de 31 mil pessoas fugitivas. A Cruz Vermelha confirmou que 276 pessoas ficaram feridas. Centenas de cristãos foram mortos”.

Como já relatado anteriormente, protestos violentos eclodiram em toda a região muçulmana do norte da Nigéria em 18 de abril, após uma grande vitória eleitoral do Presidente Goodluck Jonathan, que é cristão. Multidões enfurecidas queimaram casas de non-Hausa/Fulani (não-muçulmanos), assim como carros e igrejas. Mais de 500 foram mortos e mais de 150 igrejas queimadas, de acordo com a Release International.

A equipe da VdM que trabalha na Nigéria está recolhendo relatos sobre a destruição e avaliando como ajudar. Eles já estão trabalhando nas necessidades médicas, reunindo vítimas em hospitais, ajudando-os a obter o tratamento e pagando as contas médicas. Os quarteis são incapazes de oferecer mais do que um pouquinho de ajuda aos seus membros, de modo Isaac e sua equipe estão fornecendo alimentos e outras medidas para aqueles que foram deslocados.

Uma lista parcial de destruição em várias cidades, mostra a extensão do dano:

 Gombe – 38 mortos, 146 feridos, 17 igrejas foram incendiadas, 27 casas queimadas, 11 carros queimados.

• Bauchi – 28 mortos, 78 igrejas foram incendiadas.
• Daura – seis igrejas queimadas, três igrejas vandalizadas.
• Cidade Katsina – Sete pessoas morreram, mais de 100 cristãos foram deslocados, 65 igrejas destruídas ou danificadas.
• Funtua – todas as igreja na cidade foram queimada (mais de 27).
• Malunfashi – sete igrejas foram incendiadas, 25 casas queimadas, uma escola bíblica queimada, 30 carros queimados


Issac ainda ressalta que os líderes das igrejas na Nigéria não sabem como enfrentar essa destruição maciça das igrejas e propriedades. “Por favor, dêem as mãos em oração em favor da Igreja de Cristo na Nigéria.”

Acesse os sites: Portas Abertas Voz dos Martires para ficar por dentro das notícias sobre a perseguição aos cristãos.
_______________________________________________________
.
Uns aos outros

Uns aos outros...

*Aos que repararam a mudança no blog, espero que tenham gostado!*  


"Porque toda lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."  Gálatas 5: 14. 
Entre tantas outras coisas, tenho aprendido que de nada nos serve evidenciar o amor por Deus se ignoramos o amor ao próximo. Há um tempo, as escolhas que tenho feito me levam à lugares e pessoas (inclusive cristãs) onde eu posso perceber e analisar a falta de amor ao próximo. 
Não digo amor ao nosso irmão, porque é fácil, temos a mesma opinião.
Difícil é amar ao nosso próximo. 
Mas quem é o nosso próximo? (segundo Vanessa Cabral) Nosso próximo é aquele semelhante a nós, da nossa mesma espécie - humana. 
O próximo, muitas vezes, não concorda conosco; as escolhas e características dele não se encaixam nas que temos por corretas; o próximo pode nos ofender e julgar; o próximo não retribui como esperamos; ele não pensa como nós e também não age como nós; o próximo pode até nos prejudicar; e, por fim, o próximo pode nos ser indiferente. 


O amor é a base para cumprirmos todos os  outros deveres com o próximo e com Deus. 

Que sintamos como Ele sente para que o amor dEle seja refletido em nós.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ai meu coração!

Quem nunca viveu a dor de um coração partido? - xii.. nenhuma mão levantada rsrs
Independente do instinto, todo ser humano é guiado por dois norteadores: razão e emoção. 
Geralmente, nos momentos que exigem uma ação imediata, é difícil agir pela razão. Isso também acontece quando somos atraídos por alguém e nossos sentimentos entram na jogada, ou seja, a razão é falível. O risco é maior ainda ao agir pela emoção, e você, que não levantou a mão, sabe muito bem disso.  

A partir do momento em que somos morada do Espírito Santo de Deus, ganhamos um novo norteador. Além de emocionais e racionais, passamos a ser espirituais. Esse novo norteador é certeiro, infalível! O Espírito de Deus alerta nosso espírito e nos dá entendimento sobre o que é o melhor

Na sua casa, qual é seu lugar preferido? Meu lugar preferido é o meu quarto. Pensemos, então, tendo meu gosto como exemplo: o nosso coração é como se fosse o quarto do Espírito Santo, o lugar preferido.. é claro que todo corpo tem importância assim como os outros cômodos, mas o coração é especial

"Mas o (homem) que é espiritual discerne bem tudo.." (1 Coríntios 2:15,a).

É preciso mais cuidado com o nosso coração! Nossos atos procedem dele.

"Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23. (gosto dessa tradução)


Sejamos espirituais e zelemos pelo nosso coração, não podemos lançá-lo à sorte simplesmente. 

Entre tantas escolhas a se fazer, há uma, em especial, sobre qual eu quero falar neste post.


Bom,  em Josué 24:1-25, encontramos uma passagem onde Josué chama o povo de Israel à se apresentar diante do Senhor.
Então, Deus usa Josué para falar por Ele aos que ali estavam. O discurso começa com um retorno aos feitos realizados pela mão do Senhor a favor do povo. Assim, eles foram lembrando dos bens alcançados por toda geração; dentre eles a passagem do povo pelo mar Vermelho, a destruição dos egípcios de Faraó, vitórias em várias guerras, a de Jericó, por exemplo, em que nem precisaram usar suas armas.

Depois de um bom exercício de memória, Josué desafia o povo a uma decisão. 
O povo caiu no esquecimento, esqueceu-se de Deus e suas obras. Estavam adorando ídolos locais, retornando aos deuses de seus pais em época da escravidão no Egito, esquecendo-se da exclusividade exigida por Deus; estavam, ingratamente, deixando de servil-lO.


- Primeiro, Josué, incita o povo a temer a Deus - Creio que o temor ao Senhor é o que nos leva a não pecar. Quando Moisés deu desceu do monte Sinai com as tábuas da lei onde estava contido os 10 mandamentos, ele alertou o povo para que não tivesse medo, pois o temor do Senhor estaria sobe eles e por isso não pecariam. 
" E disse Moisés ao povo: Não temais, que Deus veio para provar-vos e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis." Êxodo 20:20. 

- Depois, ele diz ao povo para que sirvam ao Senhor com sinceridade e com verdade - Mais tarde, no Novo Testamento, João escreve a importância da adoração verdadeira. 
" (...) Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." João 4:24. 

- E então Josué desafia o povo a acabar de vez com a idolatria - Como eu disse acima, Deus gosta de exclusividade. Para Ele não há um meio termo: ou você serve a Deus ou serve aos deuses alheios. Esse "deuses alheios" no novo testamento foi especificado, também, como o mundo em si. Logo, não podemos servir a Deus e continuar fazendo o que fazíamos enquanto servíamos o mundo. 
"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Tiago 4:4.

- Por fim, a hora de tomar a decisão - Deus não estava implorando para que escolhessem a Ele. Estava, apenas, querendo que o povo pensasse e tirasse sua própria conclusão. Já que foram contemplados com o livre arbítrio, que usem! 

Podemos fazer uma relação com os fatos descritos nessa passagem com os dias de hoje.
Comecemos repensando em toda nossa vida, tenho certeza que Deus nunca nos faltou. Além de nos ajudar, Ele tem nos abençoado; recordemos, então, de todas as bençãos e presentes que Ele nos deu, a começar pelo nosso nascimento, nossa vida!
Podemos temer a Deus como reverência, amor, e agora, gratidão;
Rebusquemos toda verdade, toda sinceridade perdida em nossa alma e O adoremos;
Então, chegará a parte mais difícil: abandonar as coisas do mundo,  se esvaziar de tudo aquilo que nos afasta de Deus. Se nos afastam, são deuses. Por mais que não vivamos na idolatria regida pelo catolicismo, quando damos preferência as alegrias passageiras da nossa carne e desse mundo, quando passamos a servir os deuses-tendências locais, estamos rejeitando a eternidade propiciada por Deus. 
Já ouviram falar em "A cada escolha uma renúncia"? Pois é, estamos diante de Deus hoje, agora, Onipresente Ele é. Decida-se! Há um bom tempo Ele vem espera. 

"Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." 
 Josué 24: 14-15.



ps: Não foi a primeira vez que um concerto com o povo era feito. Contigo pode não ser a primeira vez também.. que seja a última e eterna! 


Mas se for, clique AQUI#. 
Deus abençoe!

sábado, 21 de maio de 2011

Enquanto isso, no twitter...

fulanodetal Fulano de Tal
Crente não aproveita a vida! prontofalei#
Ser crente igual minha avó? Quem sabe quando tiver a mesma idade dela hehe
A vida é breve. Carpe Diem! FUI. 

sarahstoduto  Sarah Stoduto
@fulanodetal Ei! Ei! Volte aqui pessoa... Eu sou crente e muito feliz!
Ah, e quanto aproveitar a vida: Pra que pressa? Eu tenho Vida Eterna.



terça-feira, 17 de maio de 2011

que saia pelo outro..


Quem nunca ouviu algo que o magoou? Algo que não merecia ouvir, ou que não faria questão de lembrar. Pior ainda, é quando as palavras que nos atingem têm como remetente alguém querido.   

Não importa de quem vem, de que forma vem ou até mesmo o que vem. O que importa mesmo é para onde vai. 

O óbvio é que as palavras que nos são lançadas entram por nossos ouvidos.
As indiferentes saem, por isso, em alguns minutos logo as esquecemos, mas não é o caso das quais eu me refiro neste post. Essas - as que fazem mal - insistem em passear pela nossa mente; quando deitamos, elas pernoitam; se levantamos, pensamos nelas e tão cedo não vão embora. Infelizmente, há casos piores em que as tais nunca se foram.  
Se essas palavras não nos fazem bem, machucam e entristecem, por que mantê-las ali? Nos nossos pensamentos, mente, coração? 
As deixemos partir, mandemos que saiam.
Não é questão de simplesmente apagá-las, mas sim de não deixá-las retornar à nossa memória. 

- Mas, Sarah, eu não consigo esquecê-las! 

Consegue sim, abaixo de Deus, você tem poder sobre si próprio. E, se depender de Deus, também conseguirá, é a vontade dEle que pensemos em tudo o que vale a pena lembrar, traremos á memória o que nos dá esperança.  (Lm 3:21)

"Quanto ao mais, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8.
.
O que passa das pré indicações descritas na Palavra de Deus... 
deve entrar por um ouvido e sair pelo outro!

Honrai ao Rei.

Ética, humanização.. Tenho escutado tanto sobre isso de uns tempos pra cá, na igreja e no técnico, respectivamente. Graças a Deus! Porque isso é importantíssmo na relação com todos que nos cercam. 
Domingo pela manhã, na EBD lembraram-me a ética.
E ontem, segunda, fui numa palestra que teve como tema: "O tratamento à mulher mediante um aborto induzido".
Aborto induzido é aquele causado pela grávida propositalmente, não acidental.
A Palestrante fez aquela tal pergunta "quem é contra e quem é a favor do aborto?" - quase todos disseram ser contra. Ela nos mostrou uma situação em que uma mulher que realizou o aborto clandestinamente, chega à um hospital sofrendo algo causado pelo aborto feito de maneira incorreta e nós estamos lá para atendê-la. Foi explicado que devemos tratá-la dignamente, apesar de sermos a favor ou contra o ato que ela tenha cometido, afinal estávamos ali, não para julgar, mas sim para cuidar. Humanização e ética entraram em evidência como princípios. 
Se é aconselhado que sejamos éticos pelo fato de sermos indivíduos e humanos, então, por sermos de Crentes, isto nos é dado como obrigação. Atitude digna para com "todos", não apenas só com os que concordam conosco, e compartilham da nossa fé e ideais. Fazendo isso, estaremos honrando ao nosso Rei. 

domingo, 8 de maio de 2011

Deus no início, Deus no fim.

Emoção, entusiasmo, incentivo, pressão, entre outros... são desencadeadores de ações precoces. Quando estamos sob efeito deles, limitamo-nos a enxergar apenas um, ou dois focos lógicos... nunca, porém, de uma forma ampla capaz de abranger a todos. Muitas vezes, o sinal que nos alerta "cautela", ou até mesmo o sinal que indica "parar", está, justamente, nesse local onde nossa visão não é capaz de alcançar.
A Palavra de Deus refere-se ao coração humano como enganoso, perverso e, em algumas traduções, corrupto.

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9.

Logo podemos entender que ele é capaz de fazer um desvio de olhar, de modo a se fixar somente nas coisas boas, que nos trazem algum benefício.

“Sim, isso já aconteceu comigo. Em relacionamentos afetivos, principalmente.”

Ficamos tão eufóricos, por enxergarmos tudo dando certo no começo, e desprezamos aquele detalhe, que não se encaixa a toda ‘’sorte’’ do momento, então o deixamos passar despercebido.
Como, porém, muito bem dizem “os detalhes fazem diferença”. Após um certo desgaste de tempo, vemos que aquele pequeno motivo indiferente, agora é o suficiente para saber que não dará certo.

- Para cada ato, antecedentemente, façamos um propósito - Propósito de glorificar a Deus em TUDO que fizermos.
“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31.

- Se for para glória de Deus, faremos, pois é por Ele que devemos ser guiados. Esqueçamos aquela frase frequentemente usada “Siga seu coração”.
 “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” Provérbios 14:12.








quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nem Jesus malhou o Judas...


“Sinto-me muito incomodada quando em algum círculo de conversa, entre amigos ou familiares, alguém começa a falar mal de crente, falar mal de igreja e suas desavenças. Quase não suporto é quando chega um outro indivíduo (mas agora crente) e ajuda a malhar o judas.”


2011! Estamos vivendo um tempo em que é notório o número de igrejas evangélicas, muitas denominações e costumes diferentes. O Perigo é que, por tratarem-se de Deus e terem um respaldo bíblico, acham-se corretas. (Lembremos que texto sem contexto é pretexto. Mas não é onde eu quero chegar neste post.)

Existem líderes e hábitos doutrinários que atingem as extremidades, desde o fanatismo até a liberdade ocasionando a carne, e ainda outros que reverenciam glórias humanas e bens materiais. Não devemos, contudo, colocar em evidência esses “escândalos”, relembrar, e muito menos, falar mal.. fugir da ética e “dar nome aos bois”. Isso a mídia já faz, e o faz em excelência!


“Mas Sarah, Deus não disse que quando encontramos alguém em pecado e não falamos nada, também estamos pecando?”

“Tomem cuidado. Se o seu irmão pecar, repreenda-o (...)” Lucas 17:4-3.

É lógico que não devemos ficar inérces!

Quem disse, porém, que precisamos acusar, ou até mesmo julgar alguém para mostrar onde está o erro? O erro ficará visível quando apontarmos para a saída certa, Jesus.

E é isso que eu sei: Jesus nos mandou pregar o evangelho!

“E disse-lhes: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15.

A palavra Evangelho significa "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion (eu, bom, -angelion, mensagem).

Então, antes de falarmos de alguma igreja, perguntemo-nos:
“Será que o que eu pretendo falar é uma boa notícia? Se enquadra dentro das boas novas que Jesus me mandou falar? Ou só servirá para colocar lenha na fogueira?”
Se for para causar contendas não vale a pena. Porque, assim como no caso do círculo onde estão a falar mal das Igrejas, pode existir alguém no meio da conversa que, por não conhecer o verdadeiro evangelho, generalize e se firme de vez na visão do mundo – Igreja é uma fundação colhedora de impostos afundada em escândalos e banalizações. Afinal, como pode crente falar mal de crente?

Nem Jesus malhou o Judas, e a gente vêm querendo malhar...

Se pregarmos o evangelho estaremos evidenciando o a Igreja de Cristo, que está acima de qualquer denominação. Enfatizaremos a Igreja sobrevivente que alegra o coração de Deus, pois falaremos das Boas Novas, do Amor dEle, e da sua imensa misericórdia. Daremos uma esperança para o mundo!

“O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.” Provérbios 10:12.


domingo, 1 de maio de 2011

Devemos amar a Deus de todo nosso...


É isso mesmo! 
Aprendi hoje na EBD com a Vanessa Cabral que devemos amar a Deus de todo nosso CAFE.

Devemos amar a Deus de todo nosso Coração, de toda nossa Alma, de toda nossa Força e de todo nosso Entendimento.

“E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” Lucas 10:27.