"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." Romanos 12:10

Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Tenho um desejo no coração..


O que eu faço para Deus realizá-lo ?

Se eu chegasse às pessoas que me cercam e que, graças a Deus, na sua maioria, são evangélicas e lhes fizesse essa pergunta tão simples, sairia da boca de alguém, mesmo que faltando algumas palavras indiferentes, a resposta em forma daquele versículo: "Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração" 
E eu, como crente conformada, já até teria por decorado esse versículo. Seria normal pra mim e não faria diferença ter conhecimento dele ou não. A Palavra passaria por mim como uma leve brisa, traria um segundo de luz e depois eu voltaria ao ordinário.

Graças ao meu Deus e ao seu Espírito Santo e Lindo, "isso não me pertence mais"!
E aprendi resolver essa questão. Parte da resposta está neste versículo mesmo vs 4. 
Na minha preciosa bíblia, porém, a tradução conta com uma palavra diferente, e até um pouco mais complicada, só que mais rica, eu diria. Para completar a resposta, uso também um versículo anterior, o vs 3. Então fica assim:

"Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado. 
 Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja teu coração." Salmo 37:3 e 4. 

Deleitar - segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, tem dois significados: "causar deleite a"  e "sentir deleite".
Deleite - significa: Prazer suave e prolongado (moral ou físico)
Achei muito interessante esses conceitos. Então..

Sinta um prazer suave (atente para a sinceridade dessas palavras, para a verdade),

"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4:24

adore a Deus com amor, sinta prazer na glória de Deus, nas obras de Deus, na Palavra de Deus e na vontade de Deus. Deixe que a graça dEle te baste, e estará cumprindo o "prolongado" desse conceito. 
Toda amizade, comunhão é uma troca. Não é uma relação parasita em que só um se beneficia. Permita Deus também se deleitar em você, deixe que Ele sinta prazer em ver teu coração, tua vida, ouvir tuas palavras, tuas vontades; deixe que Ele de ti se agrade. 

Agora o versículo anterior se torna um dos passos em busca do desejo do teu coração, devido a palavra "também" no vs 4. Seguiremos em um guia que passa sobre cada verbo no imperativo entre esses dois versículos. (Porque, segundo o nosso amigo Português, verbo no imperativo implica ordem, mandamento.)
Mais um componente desse somatório entra na conta, que é o Confiar - "Confia no SENHOR" vs: 3. Essa é a parte em que coloca-se a fé em ação. É confiar, é ter fé e esperança "no SENHOR" apesar de QUALQUER circunstância, sendo ela: medo, insegurança, preocupação, tristeza, pessimismo...
O ''Faze o bem" do vs: 3 está ligado ao deleitar-se, e deixar que o Senhor de ti se agrade. Fazer isso é fazer por onde, fazer por merecer. É fé + Obras!
Então a equação fica assim: 

Deleitar + Confiar + Fazer o bem = Desejo Realizado.                                                        

(simples assim!)



Não digo "Se Deus quiser" ou "Se for da vontade de Deus" os desejos serão concedidos. Digo, porém, que à medida em que a pessoa se deleita no Senhor e vice versa, ela se aproxima.. E o meu Deus é tão perfeito que, se preciso, os desejos são moldados e até modificados por Ele. Importante lembrar que não é instantâneo, é um processo. Tudo feito com amor, e recebido com amor. 

"Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do SENHOR permanecerá." Provérbios 19:21. 

(Aleluia)


Um comentário: