"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." Romanos 12:10

Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Entre tantas escolhas a se fazer, há uma, em especial, sobre qual eu quero falar neste post.


Bom,  em Josué 24:1-25, encontramos uma passagem onde Josué chama o povo de Israel à se apresentar diante do Senhor.
Então, Deus usa Josué para falar por Ele aos que ali estavam. O discurso começa com um retorno aos feitos realizados pela mão do Senhor a favor do povo. Assim, eles foram lembrando dos bens alcançados por toda geração; dentre eles a passagem do povo pelo mar Vermelho, a destruição dos egípcios de Faraó, vitórias em várias guerras, a de Jericó, por exemplo, em que nem precisaram usar suas armas.

Depois de um bom exercício de memória, Josué desafia o povo a uma decisão. 
O povo caiu no esquecimento, esqueceu-se de Deus e suas obras. Estavam adorando ídolos locais, retornando aos deuses de seus pais em época da escravidão no Egito, esquecendo-se da exclusividade exigida por Deus; estavam, ingratamente, deixando de servil-lO.


- Primeiro, Josué, incita o povo a temer a Deus - Creio que o temor ao Senhor é o que nos leva a não pecar. Quando Moisés deu desceu do monte Sinai com as tábuas da lei onde estava contido os 10 mandamentos, ele alertou o povo para que não tivesse medo, pois o temor do Senhor estaria sobe eles e por isso não pecariam. 
" E disse Moisés ao povo: Não temais, que Deus veio para provar-vos e para que o seu temor esteja diante de vós, para que não pequeis." Êxodo 20:20. 

- Depois, ele diz ao povo para que sirvam ao Senhor com sinceridade e com verdade - Mais tarde, no Novo Testamento, João escreve a importância da adoração verdadeira. 
" (...) Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." João 4:24. 

- E então Josué desafia o povo a acabar de vez com a idolatria - Como eu disse acima, Deus gosta de exclusividade. Para Ele não há um meio termo: ou você serve a Deus ou serve aos deuses alheios. Esse "deuses alheios" no novo testamento foi especificado, também, como o mundo em si. Logo, não podemos servir a Deus e continuar fazendo o que fazíamos enquanto servíamos o mundo. 
"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Tiago 4:4.

- Por fim, a hora de tomar a decisão - Deus não estava implorando para que escolhessem a Ele. Estava, apenas, querendo que o povo pensasse e tirasse sua própria conclusão. Já que foram contemplados com o livre arbítrio, que usem! 

Podemos fazer uma relação com os fatos descritos nessa passagem com os dias de hoje.
Comecemos repensando em toda nossa vida, tenho certeza que Deus nunca nos faltou. Além de nos ajudar, Ele tem nos abençoado; recordemos, então, de todas as bençãos e presentes que Ele nos deu, a começar pelo nosso nascimento, nossa vida!
Podemos temer a Deus como reverência, amor, e agora, gratidão;
Rebusquemos toda verdade, toda sinceridade perdida em nossa alma e O adoremos;
Então, chegará a parte mais difícil: abandonar as coisas do mundo,  se esvaziar de tudo aquilo que nos afasta de Deus. Se nos afastam, são deuses. Por mais que não vivamos na idolatria regida pelo catolicismo, quando damos preferência as alegrias passageiras da nossa carne e desse mundo, quando passamos a servir os deuses-tendências locais, estamos rejeitando a eternidade propiciada por Deus. 
Já ouviram falar em "A cada escolha uma renúncia"? Pois é, estamos diante de Deus hoje, agora, Onipresente Ele é. Decida-se! Há um bom tempo Ele vem espera. 

"Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." 
 Josué 24: 14-15.



ps: Não foi a primeira vez que um concerto com o povo era feito. Contigo pode não ser a primeira vez também.. que seja a última e eterna! 


Mas se for, clique AQUI#. 
Deus abençoe!

2 comentários:

  1. A PAZ FLORZINHA...QUE LINDA SUA POSTAGEM, QUANTAS ESCOLHAS TEMOS QUE FAZER EM NOSSAS VIDAS, MAIS A MELHOR DELAS FOI FEITA POR NÓS ...O SENHOR NOS ESCOLHEU , ENTÃO CADA ESCOLHA QUE TEMOS QUE FAZER DEVEMOS BUSCAR NELE A RESPOSTA ANTES ASSIM , FAZEMOS O CERTO EM NOSSAS VIDAS TE AMO EM CRISTO...BJO KÁ

    ResponderExcluir
  2. Ameeei o Post, dia a dia fazemos escolhas e devemos ter a sabedoria pra lidar com as diversas escolhas da nossa vida, e essa sabedoria Deus dá a todos Nós sem exceção...
    é como vc falou no Texto Sarinha: "A cada escolha uma renúncia"
    Bjs Deus te abençõe!!!

    ResponderExcluir