"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." Romanos 12:10

Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

TER = SER



O ser humano é totalmente limitado. Sua visão é, logicamente, restrita a tudo que é visível. Por isso, é normal querermos TER algo (visível) para vermos e mostrarmos ao próximo, já que nós e eles avaliamos pelo que vemos através da nossa vista.  


Deus nos disse que seria assim...
“Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.”  1 Samuel 16:7b.
Humanamente falando, é comum esse fato. Mas, espiritualmente falando, não. Deus não nos chamou para a imundícia de um ser carnal. Deus nos chamou para a santidade de um ser espiritual. 
“Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” 1 Tessalonicenses 4:7.
E mais! Exortou-nos a sermos imitadores dEle.
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;” Efésios 5:1.
Então, nesse caso, o que fazer para imitar Deus? Tentar olhar, investigar, avaliar o coração alheio? Se possível sim... Mas como isso é uma possibilidade 99% falível, há algo certeiro e possível de se fazer: Comecemos em nós! Paremos de olhar o nosso próprio umbigo e olhemos o nosso coração. Tá certo que o nosso coração é enganoso, mas ele é nosso, abaixo de Deus, temos todo comando sobre ele.
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo (...)” 1 Coríntios 11:28.
Não é somente o nosso “eu humano” que supervaloriza TER aparências e bem materiais. Vivemos num mundo capitalista que nos induz a isso mesmo: comprar, TER, comprar, TER, comprar, TER...
Não nos conformemos!!!
Até mesmo porque não entraremos no céu de carro e nem passearemos pelas ruas de ouro com ele. (ué por que? No céu não tem estacionamento? rs NÃO!) É porque nenhum bem material será levado, afinal, não somos desse mundo, não teria sentido levarmos coisas daqui, coisas que não são nossas!
Não é errado TER, necessitamos de muitas coisas aqui na terra. Mas quando o TER esconde o SER, Deus não se agrada.
Melhor é TER o que o Senhor nos manda TER. Sim... além de SER, há algumas coisinhas que 
Deus nos manda TER.
O SER e o TER, quando orientados por Deus, andam juntos. Por exemplo:
SER paciente = TER paciência
SER amoroso = TER amor
SER santo = TER santidade
SER crente = TER confiança
SER vivificado = TER vida eterna
SER salvo = TER salvação.. e por aí vai.
Percebamos: As coisas que Deus nos manda TER não é visível aos olhos humanos, é algo abstrato, INVISÍVEL... (conseguimos ver em atitudes, mas isso implica em SER).
Tudo que a humanidade nos manda TER é VISÍVEL. Somos capazes de enxergar desde riquezas até uma aparência bonita. Mas alguém já viu o amor? A paciência? Alguém já tocou na confiança? Ou viu a santidade? A salvação?
“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 
2 coríntios 4:18.
Já sabemos, nesse caso, como agradar a Deus ou aos Homens.
Que possamos viver, para esse mundo:
“como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos, como nada tendo e possuindo tudo.” 2 coríntios 6:10.

“Porque andamos por fé e não por vista.” 2 coríntios 5:7.
Alguém aí já viu a Fé? rs

2 comentários:

  1. Muito muito bem escrito *-* Parabéns, está lindo e a mensagem só faz bem para o coração.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! *-* Verdade, e como faz... Afinal, é a facilitadora Palavra de Deus!

    ResponderExcluir